Mendoza Art District (MAD) é o primeiro concurso internacional de arquitetura em crowdsourcing e busca instaurar um novo vínculo entre a natureza e a arte. O concurso se baseia no conceito de Crowdsourcing Design para a primeira etapa (restaurante, ponto de encontro e uma obra de arte) como também no tributo à cultura do vinho.
Crowdsourcing Design é um catálogo comunitário que está a disposição dos arquitetos concursantes para que eles integrem estas ideias a seus projetos. Este conta com aspectos de inovação conceitual e tecnológica, novos métodos de produção, construção e sustentabilidade.
A partir deste conceito, pretende-se projetar um Resort que consiga potencializar a beleza de seu entorno. Que deve funcionar com a ideia de reação espontânea.
A seguir, os projetos finalistas.
O Restaurante
Projeto 1556 - "Entrevides" - Alberto Montes Gaisan (Espanha)
A partir de dois volumes, busca-se trazer os vinhedos à cidade. São acessados pela parte posterior onde há o primeiro contato com os vinhedos, se cruza por uma zona de luz contínua para finalmente chegar à uma área expositiva.
Projeto 859 - "Tiempo y materia" - Mano Arquitectos - Sebastian Machado Ferrari (Espanha)
Uma sequencia de "espaços-filtro" que busca deter o tempo e se fundir com o entorno: Voltar à terra e seus frutos, sentir a pausa da água e finalmente comer.
Projeto 1390 - Estúdio Dromo - Saulo Monteiro Costa Dias (Brasil)
“Suspenso no ar, o restaurante se eleva a uma altura onde possam ser contemplados os extensos campos de vinhedos, além disso, cria-se uma conexão intrínseca com os Andes, com o horizonte urbano de Mendoza e com os jogos de Hockey no lote vizinho. Todas essas referências visuais do entorno são controladas e direcionadas através de uma fachada translúcida que, de forma sútil, orienta a atenção do espectador." - Texto do arquiteto.
Projeto 553 - "Proyecto HRP Mendoza" - Ricardo Valence (México)
“uma obra de arte por si mesma, a qual provocará uma mistura de sentimentos e sensações com o simples feito de ser contemplada ou estar em seu interior.” – Texto do arquiteto
Projeto 1263 - "Maddam" - Juan Carlos Ale (Argentina)
O restaurante busca se apropriar da paisagem. Se levanta sobre o terreno como um observatório para perceber as estações e os sentidos.
Ponto de Encontro
Projeto 1263 - "Maddam" - Juan Carlos Ale (Argentina)
“… uma viagem capaz de percorrer todo o edifício até a cobertura onde podem ser realizados atos sociais.” – Texto do arquiteto
Projeto 502 - "Sintestesia" - JCGO+EARQ (Chile)
“Um processo mental/físico/perceptivo que constrata e transcende o cotidiano e transforma a perspectiva da experiência vivida.” – Texto do arquiteto
Projeto 706 - "Condensador de experiencias" - Oficina COMUN (Chile)
“incentivar o ser a compreender, interiorizar e viver os sentidos.” – Texto do arquiteto
Projeto 910 - "MAJE" - Mathieu Chatenet e Jessica Dechevrand (Francia)
Projeto 1109 - "Continuity and levels" - Synthetic Architecture (Reino Unido)
Menção Honrosa:
Projeto 235 - "Manto antigranizo gigante" - MUVA (Chile)
“Se cria um novo teto - vinhedo de escala monumental e forma singular, que sirva como cenário experimental para as artes, dando-lhe um novo uso às vinhas, agregando em valor uma linguagem que perdurou durante décadas” – Texto do arquiteto
Saiba mais sobre o primeiro concurso internacional de arquitetura em crowdsourcing no seguinte vídeo: